.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta das 7:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:30 Horas. Telefones: (18) 3354-1171 / 3354-1182

Saúde - Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Unidade Móvel de Prevenção vem à Platina para oferecer exames de Papanicolau às mulheres platinenses

Ônibus esteve em Platina no dia 05 de outubro


A unidade Básica Saúde do município de Platina dispõe à população, duas vezes ao ano, a Unidade Móvel de prevenção de exames Papanicolau às cidadãs platinenses.  E neste último dia cinco esteve em frente à Ampla para a realização dos exames.

O ônibus de unidade móvel vem da Associação de apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente e conta com duas enfermeiras para realização dos exames. Em um dia são praticados quase cem exames contrastando com aproximadamente trinta exames feitos por mês na Unidade de Saúde.

O exame de Papanicolau é preventivo, simples e rápido e serve principalmente para encontrar lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença de HPV (Human Papiloma Virus), cuja infecção é responsável por quase todos os casos de câncer de colo de útero, sendo também utilizado para detectar algumas infecções sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, a candidíase. 

Além da Unidade Móvel, as agentes comunitárias do município também fizeram parte da organização durante os procedimentos. Segundo relatado, aproximadamente até às 15h de sexta-feira (05/10), oitenta e nove mulheres tinham realizado o exame, número inferior ao do início do ano, que ultrapassou cento e vinte exames realizados.

Segundo a Assessora de Programas de Saúde, Marta de Almeida Lopes, desta vez foram oferecidos brindes através de sorteio realizado após o termino dos exames pelas três ultimas pacientes. Os brindes foram concedidos com o apoio do Prefeito Municipal, Wagner Roberto de Lima (Vagão) e do vice-prefeito, Abel Alves da Silva. As ganhadoras foram: Elma da Conceição Santiago dos Santos, Suzi Meire Valéria Belasco Moreno, Irene Pereira Alvim Fonseca, Márcia Angélica Queiroz, Daiane de Oliveira, Letícia Romeiro e Gisele Alves de Oliveira.

Apesar da dificuldade inicial, a cada ano a conscientização da importância do exame preventivo de Papanicolau aumenta e abrange atualmente um grande número de mulheres no município, afirma Marta.

É importante que toda mulher com vida sexual ativa faça o exame de Papanicolau ao menos uma vez ao ano para que qualquer alteração no colo do útero seja notada o mais breve possível, possibilitando maior sucesso na prevenção e tratamento de doenças.

 

Texto e Fotos: Mariana de Oliveira Turini

305 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Platina - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.